Fotojornalismo

fotojornalismo preenche uma função bem determinada e tem características próprias. O impacto é elemento fundamental. A informação é imprescindível.

É na fotografia de imprensa, um braço da fotografia documental, que se dá um grande papel da fotografia de informação, o fotojornalismo. É no fotojornalismo que a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. E essas informações podem ser passadas, com beleza, pelo simples enquadramento que o fotógrafo tem a possibilidade de fazer. Nada acontece hoje nas comunicações impressas sem o endosso da fotografia.

Existem, basicamente, quatro gêneros de fotografia jornalistica:

§As fotografias sociais: Nessa categoria estão incluídas a fotografia política, de economiatragédia.


§As fotografias de esporte: Nessa categoria, a quantidade de informações é o mais importante e o que influi na sua publicação.


§As fotografias culturais: Esse tipo de fotografia, tem como função chamar a atenção para a notícia antes de ela ser lida e nisso a fotografia é única. Neste item podemos colocar um grande segundo grupo, a esportiva, pois no fotojornalismo o que mais vende após a polícia é o esporte.


§As fotografias policiais: muitos, quase todos os jornais exploram do sensacionalismoassinantes. Pode-se dizer que há uma rivalidade entre os jornais para ver qual aquele que mostra a cena mais chocante num assalto, morte, acidente de grande vulto.



Migrant mother de Dorothea Lange (1936)

foto jornalística

 

Apoio

Trierenberg Super Circuit

Livro de Guilherme Lechat

Valid XHTML and CSS.

Nós temos 26 visitantes online